-
Arquitetos: Nomad Studio
- Área: 92 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nomad Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação efêmera, uma floresta escultórica em miniatura de 90 metros quadrados composta por mais de 1.200 kokedamas de mudas florestais combinadas dentro de uma cúpula invertida esculpida a partir de uma frágil e intrincada trama metálica, recebeu um reconhecimento excepcional tanto do público quanto da organização.
Uma instalação sustentável com uma segunda vida:
Como parte da filosofia do projeto, após sua execução no Philadelphia Flower Show, que termina em 13 de junho, a Floresta de Kokedama terá uma segunda vida e passará a fazer parte da coleção no NorthPark Center em Dallas, Texas.
Quanto às centenas de mudas nativas atualmente em exposição, elas serão adotadas pela Tyler Arboretum, localizada no centro do Condado de Delaware, uma organização histórica cuja missão é preservar, valorizar e compartilhar seu patrimônio, coleções e paisagens, para criar e inspirar os administradores do mundo natural.
Uma reflexão importante sobre os habitantes do solo:
Este segundo ato da Floresta Kokedama é tão importante quanto sua instalação inicial no Philadelphia Flower Show, pois completa o ciclo de vida da microfloresta escultórica. Com a instalação, William E. Roberts e Laura Santin, sócios fundadores do Nomad Studio, fazem uma reflexão visual sobre a importância oculta dos habitantes do solo e como sua associação inexorável com as plantas cria um habitat adequado para todos nós. "A generosidade do NorthPark Center, de Tyler Arboretum e dos outros colaboradores que hospedarão a floresta Kokedama assegura que a narrativa do projeto continue a inspirar as pessoas a refletir sobre sua mensagem".
Durante sua visita, os convidados são recebidos a entrar na microfloresta e serem cercados pelos kokedamas levitantes: centenas de mudas exibindo orgulhosamente sua relação íntima com o solo, sustentadas por uma estrutura metálica tridimensional de 2,3 metros de altura. Este conjunto foi forjado em aço, que convida a mistura contraditória de força e delicadeza que está implícita em todas as redes vivas.
Com esta estimulante microfloresta escultórica, o escritório Nomad se concentra no fato de que o solo é um dos principais habitats do planeta, muitas vezes subvalorizado, mas indispensável.
Kokedamas como um símbolo da relação entre as plantas e o solo:
Kokedamas (*) são uma materialização poética da relação íntima entre solo e plantas, uma mistura inspiradora de natureza e arte.
Nomad encontrou no Kazumi Garden, uma empresa familiar na vanguarda da arte kokedama nos Estados Unidos, o parceiro perfeito para fabricar à mão os 1.200 exemplares que fazem parte da instalação efêmera. "O respeito e o artesanato de Kazumi, bem como seu compromisso com a beleza demonstrado tanto em seu trabalho diário quanto na instalação, fazem da família Kazumi uma parte indispensável da Kokedama Forest sem a qual a instalação não seria possível", nas palavras de Nomad.
Além disso, Nomad contou com a Timber Forge Woodworks, o escritório de projeto e fabricação artesanal responsável pela concepção da estrutura metálica. "Queremos sempre que nosso trabalho tenha uma história para contar, e a Kokedama Forest é uma maneira incrivelmente atraente de comunicar a importância de respeitar o mundo ao nosso redor e também abaixo de nós", diz Louie Andracchio, co-fundador da Timber Forge. "A visão da equipe Nômade de fundir esculturas naturais com estruturas feitas pelo homem em uma experiência imersiva realmente faz você sentir que as pessoas, plantas e terra compartilham e que precisam uns dos outros para prosperar".
Por fim, Nomad colaborou com Pinelands Nursery, um especialista em plantas nativas para reflorestamento, que forneceu as mudas nativas da instalação.